Plantas Medicinais

Sobre Argyréia Nervosa – E o que é LSA

Familia : Convolvulaceae
Gênero : Argyreia
Espécie : nervosa

Informações Gerais
Conhecida como: Hawaiian baby woodrose, Cordão de seda, Trepadeira elefante, Morning Glory prateada, Woolly Morning Glory. Nativa da Índia oriental e Bangladesh, também se encontra presente nas ilhas pacificas da Polinésia Francesa, Hawaii e Tonga. Cresce apoiada em outras árvores ou suportes e pode chegar a medir 9 m ou mais. As folhas tem forma de coração e geralmente medem de 15 – 25 cm de comprimento e 13 – 2,0 cm de largura. Sépalas medindo 1,3 – 1,5 cm. As flores tem forma de trompete, medindo 5 – 7,5 cm de comprimento e saem das axiais das folhas. Os frutos são lenhosos e medem 1 – 2 cm de diâmetro. Os frutos secos são muito usados como artigos decorativos, são chamados de rosa de madeira (wood rose) porque as sépalas que ficam em volta dos frutos também são lenhosas, gerando um aspecto de uma flor de madeira.

Efeitos
Pode-se ter alterações na percepção visual de formas e cores, clareza ou confusão mental, sensação de leveza ou peso no corpo, e outros. Podem durar de 6 a 10 horas.
É considerada uma planta forte, então normalmente se indica que seu uso seja feito em lugares próximos da natureza, como bosques ou cachoeiras, e sem contato com muitas pessoas.
Há fontes que informam que com aditivo de vitamina c, ou seja, se após ingerir as sementes você tomar suco de laranja, limão ou etc, a planta agirá na glândula pinel.
Acredita-se que ela aumente a inteligência, a memória, imaginação entre outras funções cerebrais e espirituais.
É uma planta muito querida em várias partes do mundo.

Cultivo
Deve-se deixar a semente mergulhada em água por cerca de 12 horas para quebrar a dormência, após isso se deve enterrar a semente cerca de 0,5 cm no solo. O Solo deve ter boa drenagem. È uma planta que gosta de sol e água em abundância. Tem um sistema radicular (raízes) muito grande e forte, por isso não se desenvolve bem em vasos, necessitando estar plantada direto no chão para que tenha um bom crescimento. Pode-se retirar mudas por “cortes” de plantas adultas.

Química
As sementes possuem 0,3 – 1 % de alcalóides Ergolínicos por peso. Estão presentes: Ergina (d-LSA), Isoergina (l-LSA), Ergometrina, Lisergol, Isolisergol, Elimoclavina e Chanoclavina. Lisergol e Elimoclavina são produtos da redução do d-LSD.

O que é o LSA
O LSA (amida de ácido lisérgico) é uma triptamina naturalmente ocorrente em muitas plantas, com uma potência de 1/10 a 1/30 em relação ao LSD. O seu efeito tem algumas semelhanças com o do LSD, mas é normalmente considerado muito menos estimulante e pode tornar-se sedativo em doses mais altas. A plantas mais conhecidas onde se encontra são a glória-da-manhã (Ipomoea violacea) e a trepadeira elefante (Argyreia nervosa), das quais se consomem as sementes. Como tantas substâncias piscoactivas, estas plantas têm uma história de uso espiritual/religioso entre as tribos índias da América do Sul, e foram primeiro introduzidas no mundo ocidental como substâncias psicoactivas obscuras.
História
As sementes de vários tipos de lianas tropicais são usadas pelos índios mexicanos nos seus rituais desde há muito. Um dos primeiros hispânicos que observou esses rituais escreveu no seu
livro: “… e quando os padres querem comunicar com os seus deuses e receber as suas mensagens comem esta planta, com a qual mais tarde entram em delírio. Durante esse tempo todo têm milhares de visões e alucinações divinas…”
Devido à atitude totalmente negativa dos Espanhóis em relação a esses rituais, estes foram mantidos em segredo durante os séculos seguintes; muitos dos cientistas começaram mesmo a duvidar das histórias dos primeiros missionários. As misteriosas lianas foram (re)encontradas pelo etnobotânico Richard Schultes em 1941; parece que os índios Zapotecas, que vivem num dos estados mexicanos, ainda as usam com o mesmo fim.
Em 1959, Richard Schultes enviou amostras de uma glória-da-manhã mexicana cultivada, a flor da virgem ou “ololiuhqui” (Turbina corymbosa) a Albert Hoffman, o descobridor do LSD. Em 1960, Don Thomes MacDougall reportou que as sementes de outra glória-da-manhã (Ipomoea violacea) eram usadas como sacramentos por certos zapotecas, por vezes com as sementes da flor da virgem e outras vezes não. Esta espécie de glória-da-manhã tem variedades familiares na América, das quais nem todas estão “activas”. No fim, descobriu-se que o LSA existe também nas sementes comestíveis da trepadeira elefante (Argyreia nervosa).

Química

Em 1960, Hoffman analizou as sementes da virgem e afirmou que continham alcalóides semelhantes aos do esporão do centeio (Claviceps purpurea). Isto foi difícil de acreditar, visto que anteriormente tais substâncias químicas apenas haviam sido encontradas no fungo do esporão do centeio. Mas Hoffman tinha razão: as sementes da virgem continham amida de ácido d-lisérgico. Esta substância difere do LSD apenas porque tem a fórmula NH2 onde o LSD tem a fórmula N(C2H5)2, mas o LSD é 50 a 100 vezes mais potente. As sementes da virgem contêm também outros alcalóides psicoactivos: amida de ácido d-isolisérgico, chanoclavina, elimoclavina, e lisergol.
Efeitos
O LSA toma-se por via oral e após 20 minutos causa um estado sonhador durante o qual a consciência da pessoa está completamente preservada. Em doses um pouco mais altas estes sintomas podem tornar-se mais fortes, e após uma hora o utilizador normalmente adormece. De facto, o LSA causa efeitos visuais (típicos do LSD) apenas raramente, excepto se não for tomado em doses muito altas.
Efeito: mais ou menos 2 horas para atingir o pique
Duração : 10 – 14 horas
Pós-efeitos: até 24 horas

Uso

1 semente de glória-da-manhã contém cerca de 0.01mg de LSA.
1 semente de trepadeira elefante contém cerca de 0.25mg de LSA.
Uma dose normal varia entre 0.5 e 1.5 mg, uma dose forte contém cerca de 1.5 até 4 mg. Não uses mais de 4 mg.
Para preparação e métodos de consumo, vê as nossas páginas sobre as sementes de glória-de-manhã e de trepadeira elefante.
Avisos
A ergometrina tem fortes propriedades estimuladores do útero, por isso é muito má ideia para as grávidas tomarem estas sementes. Para além disso, estas sementes também são supostamente prejudiciais a quem tem problemas de fígado (ex: icterícia, hepatite).
Não mistures sementes de LSA com inibidores da MAO. Ambos aumentam a tensão arterial e aceleram os batimentos cardíacos, e misturados podem ser perigosos.
E, como com todas as substâncias psicoactivas, não uses se tens história de doenças mentais na família, a não ser que tenha sido estabelecido que o uso melhora a tua condição ou atitude. Não uses estas substâncias se tomas medicamentos psicotrópicos ou outras drogas até existirem pesquisas sobre as possíveis interacções.
Substitutos
O LSA é visto como um substituto natural do LSD, que é semi-sintético, mais forte, e produz alucinações mais fortes. O LSD é a substância psicadélica mais conhecida e investigada que existe. É o padrão de comparação para todas as outras substâncias psicadélicas. Actua com doses extremamente pequenas e está normalmente disponível em papel absorvente ou em líquido.
Guardar
Ambos os tipos de sementes podem perder a potência com o tempo e com a temperatura do local de armazenamento